Lançado o 3º Festival Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda

O Festival Esquina do Mundo chega para sua 3ª edição em Arraial d’Ajuda reafirmando o status do distrito como centro gastronômico. Nascido com a proposta de fomentar uma culinária rica, diversa e com referências do mundo inteiro, este o ano o tema do evento é Cozinha Fusion – Gastronomia que une pessoas e culturas. Oferecendo cerca de 40 pratos com fusões gastronômicas nacionais e internacionais, as 5 categorias do Festival são: prato principal, lanches, petiscos, drinks e sobremesas e sorvetes.

O lançamento oficial do evento ocorreu no dia 10/11, no Alto Casarão Mucugê em Arraial e contou com a participação de empresários, imprensa, representantes do poder público e das instituições patrocinadoras. Para este ano, o Esquina do Mundo contará com diversos chefs renomados em seus eventos, um deles sendo o Isac Azar, proprietário da rede de restaurantes Paris 6. Na ocasião, Isac fez a palestra de abertura, onde ele contou um pouco de sua história de vida e carreira, e também encantou os presentes ao fazer ao vivo sua famosa sobremesa – um um grand gateau com caramelo salgado, cuja preparação foi observada de perto pelo público.

Também farão parte do Esquina do Mundo os chefs Angela Cecília e Lucas Corazza, no festim do dia 20, no restaurante Dom Fabrízzio; Rodrigo Martins e Salmo Oliveira, no dia 27; e o chef Marcos Livi para o encerramento, no dia 5 de dezembro

Durante a abertura Alex di Pasquale, presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, instituição realizadora, falou sobre a emoção de ter realizado o festival de forma satisfatória mesmo em pouco tempo, e sobre o sucesso que já é antes mesmo de começar. Também agradeceu a parceria com a hotelaria local, e a presença dos chefes renomados nos eventos do Festival.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae falou sobre a importância de ter empresários dedicados e compromissados com o festival. Reiterou o apoio de sempre do Sebrae e deixou a palavra cooperação como destaque, reforçando a importância do esforço coletivo.

Nanci Costa do Senac falou sobre a disponibilidade do Senac como instituição de ensino e parceira, oferecendo capacitações aos estebelecimentos. Nanci também frisou a grandeza do festival que a cada ano tem se superado, tornando-se parte do produto turísitico local.

O Esquina do Mundo traz para este ano uma outra novidade: a parceria com a empresa Bioverde, que atua no município fazendo coleta e reciclagem de óleo de cozinha e outros resíduos. Nos eventos do Festival, a instituição fará a coleta de todo material reciclável. Nas palavras de Juliana Paradela, sócia da empresa, a parceria com o Festival representa visibilidade, networking e cooperação: “Nosso objetivo no evento é divulgar nosso propósito, trazendo contribuições para a construção de um melhor e difundir nossa missão para os parceiros e futuros parceiros. Desejamos com tudo isso gerar valor para o crescimento deles além da coleta e reciclagem de óleo, alcançando objetivos impactantes para a gastronomia, meio ambiente e sociedade.”

AGENDA:
Festival Gastronômico Esquina do Mundo – 2021 | Cozinha Fusion
Onde: Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA
Quando: 13 a 30 de novembro de 2021
Realização: ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Correalização: Prefeitura de Porto Seguro através da Secretaria municipal de Turismo, SEBRAE e SENAC.
Apoio: Bioverde, Cervejaria Baden Baden e TV Santa Cruz.
Patrocínio: Sicoob, EGG – Escola de Gestão em Negócios de Gastronomia, Naturaves e Cambuí Supermercados.